Conversas Iberoamericanas

Conversas Iberoamericanas

CONVERSAS IBEROAMERICANAS

Conversas* Vinho * Música
11 Fevereiro | 16h00 | Teatro Ibérico
Bilhete Único: 3€ (com 1 copo de vinho)

* * * *

16h00

“De lá pra cá!”
Á Conversa com Alix Sarrouy

Alix Didier Sarrouy
Nascido em 1983, de família francesa, cresce em Portugal na zona de Sintra num ambiente multicultural.
Músico e sociólogo, desenvolve trabalho sobre a educação pela arte, a interculturalidade, os elos sociais e as suas mediações.
A conversa será em torno do seu último trabalho, o estudo do El Sistema, programa venezuelano de educação através da música sinfónica em bairros desfavorecidos socioeconomicamente. A conversa estende-se a dois projetos similares, o Neojiba, em Salvador da Bahia, e a Orquestra Geração em Lisboa. Iremos entrar nestes mundos, nas vidas dos seus atores quotidianos, nas dificuldades dos contextos e na beleza das culturas populares, ricas e efervescentes. A América Latina, nomeadamente as suas comunidades têm muito que ensinar ao hemisfério norte. Interessam-nos as pessoas, o que fazem, como e para quê. O instinto, a subtilidade, a profundidade e a espontaneidade dos jovens alunos destes três programas serão o ponto de partida para uma conversa viva.

* * * * *

18h00

Concerto Joana Guerra a Solo

Servindo-se do violoncelo e voz, Joana Guerra é uma cantautora cujas composições transitam entre a canção e a experimentação acústica. Dados os primeiros passos com “Gralha”, Joana Guerra volta aos registos de longa-duração em nome próprio com “Cavalos Vapor”, lançado em Novembro de 2016 com o selo da Revolve..
O novo álbum de Joana Guerra é, assim, o explorar de novos trilhos na arte da composição para a violoncelista, que estende a sua escrita às colaborações do violinista Gil Dionísio e do percussionista Alix Sarrouy, numa narrativa entre o galopante e as lamúrias de cordas a rasgar. Neste registo, encontra-se a linguagem erudita, sabida ao detalhe, em confronto com um folclore familiarmente português, com um entendimento estabelecido no tom sorumbático e negro que pautam as suas oito peças.

* * * * *
Reservas e Informações:
sara@joaogarciamiguel.com
bilheteira@teatroiberico.org
Tel: 927510092

* * * * *

CICLO
FILHOS DE NENHURES 
NEWS FROM NOW HERE
NEWS FROM NOWHERE
FEVEREIRO 2017
TEATRO IBÉRICO

* O Ciclo Filhos de Nenhures * News from Nowhere * News from Now Here será o tema e motor de toda a programação do Teatro Ibérico durante o mês de Fevereiro de 2017.
Pretendemos dar espaço e voz a criadores, nacionais e internacionais, e é nossa ambição repetir este ciclo de artes performativas duas vezes por ano.

Filhos de Nenhures é um ciclo/mostra de espectáculos, e também, um encontro e celebração de forças criadoras emergentes, um encontro de artistas jovens que são uma marca forte e promissora no panorama das artes nacionais e internacionais. Fevereiro é também mês de carnaval, agitação, fogo e poder transformador. Estas qualidades acompanham a força dos novos criadores, e essa força é o nosso motivo de celebração.

O Carnaval no Teatro Ibérico celebra os corpos transformados, mutantes, santos selváticos, novos gritos e expressões artísticas. Os Filhos de Nenhures vão invadir a igreja ibérica com o desfile-praga de um carnaval de expressão artística!