Oráculos Também Cantam

Oráculos Também Cantam

Oráculos Também Cantam

Formação Artística/ Espectáculo com a Comunidade

Com Sara Ribeiro e Gil Dionísio

 

21 de Novembro a 2 de Dezembro

Das15h00 às 18h00

Das 20h00 às 23h00

 

Limite de Inscrições: 12 pessoas

Participação Gratuita

Bilhetes Espectáculo: 5€

Oráculos Também Cantam é o ponto de partida, paragem e cruzamento entre múltiplas vozes das artes performativas. Um projecto onde a narrativa poética, as histórias de encantar se levantam do chão como guias oraculares para percorrermos um caminho futuro de olhos vendados. Os nossos guias: Som, voz, movimento e palavra As nossas memórias, os nossos sonhos, visões e experiências existem e persistem no nosso corpo, na nossa forma de ver o mundo, nas nossas relações com os outros e muitas vezes não as escutamos. Caminhamos cegos sem dar voz a uma sabedoria interior que é fruto do nosso passado. Para compreender o futuro, acreditamos que é vital olhar o passado, entendê-lo e reinventá-lo.

Os Xamãs, as bruxas, os storytellers, os sonhos, o mágico e sobrenatural olha para o

mundo com os olhos que comunicam com os deuses, falam-nos através do imaginário

invisível e mais secreto que reside em nós. Falam-nos através da música e das emoções, da vibração das cores e dos sons, das palavras e do sonho, falam-nos em momentos de doença através do delírio, através da superação do ser em momentos de escuridão. Neste projecto, reunimos as histórias e experiências de Sara Ribeiro e Gil Dionísio na procura sobre a magia dos escritos poéticos como forma de reescrita do ser. O percurso dos dois artistas é paralelo, passa pela escrita, pela música, pelo teatro e pela dança e artes performativas, que são meios para comunicar com os deuses e caminhar no futuro com o sonho de se superarem a si mesmos. Superarem-se e tornarem-se heróis, como nos mitos. Heróis para si mesmos e para os outros. Modelos de compreensão e relação com o mundo e com os outros. Um caminho longo e difícil semelhante ao de um samurai, ou de um xamã, talvez.

A preparação do voo. Laboratório. Criação

Propomos duas fases distintas neste projecto: Laboratório e Criação.

No Laboratório será feito um trabalho de formação com o objectivo de criar um objecto artístico com pessoas locais. O trabalho será feito a partir da recolha de histórias, experiências reais ou sonhadas de cada um dos participantes do laboratório, estes testemunhos serão trabalhados performativamente com o objectivo de serem criados pequenos solos com cerca de 5 ou 7 min. cada um. Cada um destes solos será depois entrelaçado num espectáculo final onde todas as peças de juntam na construção de uma única narrativa colectiva. Os focos e metodologias de trabalho serão o som enquanto arma comunicante de emoções e narrativas interiores, o movimento corporal e o texto poético, a expressão performativa e teatral, composição em tempo real, improvisação poética em tempo real.

O espectáculo Oráculos também Cantam será uma união de solos, fragmentos de cada um dos participantes, suas histórias e movimentos interiores, apresentados como metáforas oraculares que abrem e inflamam relações com o mundo dos vivos e dos mortos.

Ficha Técnica e Artística 

Ideia Original, Direcção e Escrita: Sara Ribeiro e Gil Dionísio

Intérpretes: Formandos do Laboratório

Público-Alvo: Profissionais e Estudantes das Artes Performativas e Público em Geral

Inscrições

sara@joaogarciamiguel.com

www.facebook.com/teatroiberico

www.facebook.com/companhiajgm

Tlf: 218682531

Tlm: 927510092