Gil Dionisio e Soo Jung Kae

Gil Dionisio e Soo Jung Kae

Gil Dionisio e Soo Jung Kae

19 de Novembro às 21h30

M/12

10€ (com descontos 5€ estudantes, profissionais do espectáculo, desempregados/reformados)

Depois de um primeiro e impactante encontro entre os dois músicos em Tokyo, Japão, em 2015, ficou a vontade de um novo reencontro para um trabalho com uma ainda maior profundidade. Ficou a vontade de aprofundar o cruzamento de dois dos instrumentos mais usados no mundo da música clássica, a vontade em revisitar os sons, as ideias e os mundos por de trás de compositores como Arvo Part, Morton Feldman ou Philip Glass. Compositores responsáveis por uma música de ideias existencialistas, com um olhar atento sobre o mundo que os rodeia. O duo, de violino e piano, reincide sobre essa mesma intensidade, balançando entre o jazz e a música clássica, contemporânea e moderna. Os dois músicos irão reencontram-se em Novembro de 2016 em Lisboa, na nova casa da Cia JGM, o Teatro Ibérico, para uma residência artística que irá resultar na gravação de um álbum com música original do duo e num conjunto de concertos para apresentar esta nova música. Música feita por pessoas, para pessoas.

Gil Dionísio

Violinista, performer, criador activo e um dos mais prolíferos artistas da sua geração. Com um trabalho que se expande desde a escrita à música, passando pela teatro, pela imagem e pela ensino. Com um percurso que já passou pelo jazz de Carlos Barreto, pelo movimento de Madalena Victorino ou pelo teatro de João Garcia Miguel, destaca-se ainda o recente tour a solo no Japão e a ida em 2015, também a solo, ao IMAXINAGONS – Festival de Jazz de Vigo e ao festival Serralves em Festa. Conhecido pela sua identidade vincada e pela intensa presença em palco, tem percorrido vários dos mais importantes festivais do país, marcando consecutivamente públicos e imprensa nacionais e internacionais, emergindo com três dos projectos mais relevantes dos últimos anos da música feita em Portugal: Los Negros, Pás de Problème e Criatura.

 

Soo-Jung Kae

A música de Soo-Jung Kae é descrita pela imprensa como “um incrível caldeirão da música clássica do século XX, da livre improvisação e jazz”. A virtuosa pianista coreana tem actuado como solista nos mais diversos contextos e ao lado dos mais distintos nomes da música mundial, como a Seoul City Orchestra, Hans Poppel, Nate Wooly, Okkyung Lee, Taylor Ho Bynum, Frank Gratkowski ou Jim Hobbs. Tem ainda marcado presença em várias casas e festivais por todo o mundo como o Moers Festival, Autumn Uprising Festival, Jarasum Jazz Festival, Cuban New Music Festival e tantos outros na Ásia, Europa e América do Norte.

As suas composições têm sido usadas tanto em dança como em televisão, em cinema e em festivais como o Venice International Film Festival. Actualmente vive na Coreia onde é professora no Dong-Ah Institute of Media ant Arts e onde continua a criar e a compor, dando continuidade a um dos mais interessantes e distintos olhares sobre a música feita para piano.

  

Ficha Técnica e Artística 

Criação e Composição Original: Gil Dionísio e Soo-Jung Kae

Violino: Gil Dionísio

Piano: Soo Jung Kae

 

Apoios: Cia JGM, Teatro Ibérico e Sentimiento Fuerte

Residência Artística pela Companhia João Garcia Miguel e Teatro Ibérico

Reservas:

bilheteira@teatroiberico.org

www.facebook.com/teatroiberico

Tlf: 218682531

Tlm: 927510092