MÉTODO NEGRO

MÉTODO NEGRO

MÉTODO NEGRO

8 e 9 SETEMBRO 2018
21:30
60 min sem intervalo
M/6

Bilhete Normal 10€ 


Bilhete Desconto: 5€ (estudantes, profissionais do espectáculo, maiores de 65 anos, reformados e desempregados)

Método Negro é o novo trabalho de Javier Martín, coreógrafo, dançarino e pesquisador galego, cuja carreira constitui um forte compromisso com o desenvolvimento de novas linguagens corporais. Uma obra de ecos expressionistas em que o performer viaja durante uma hora através de diferentes estados físicos e qualidades de movimento, interagindo com objectos e acções simbólicas, que se desdobram num espaço construído, passo a passo, diante do espectador. Método Negro gira em torno das ideias de presença e ausência, do indivíduo e da multidão, da passagem do tempo e em como superar as estruturas formais que atravessam o nosso sistema cultural, para moldar novas sensibilidades.

A peça circunscreve-se ao campo das artes do movimento, situando-se em algum lugar entre os processos de performance, instalação, acção contemporânea, dança e pesquisa. Nas palavras de Javier Martín: “Uma coreografia de encontro com ‘o outro’, num pulso com o real e o seu duplo. Um exercício que visa recusar a ausência: A outra metade que não pode ser vista, como o vazio para o qual o resplendor retorna.” Ao dançar, a presença da forma não se desdobra, porque o movimento ocorre pelo desaparecimento da forma… A ausência é recusada. Um dever imperceptível “.

A proposta artística identifica e trabalha criticamente alguns dos sistemas assumidos pela ciência contemporânea e pela cultura popular geral do corpo e do movimento, o que Javier Martín chama de “metáforas performativas” (como as técnicas).
Sem esquecer isso, o Método Negro trabalha a partir da sua verificação para mostrar como, na sua repetição, tais metáforas ou técnicas acabam se tornando inerciais.

“A proposta de Método Negro consiste em destilar como a inércia se acumula em nossos corpos. Desta forma, procura refletir e empreender novas práticas ou métodos que considerem, na origem, o seu desaparecimento. O desenvolvimento de uma arte madura que considere e contemple o seu próprio desaparecimento“.

SITE JAVIER MARTÍN

Ficha Técnica e Artística

Criação e Interpretação: Javier Martín

Conceito, Cenografia e Textos: Javier Martín

Desenho de Luz: Octavio Mas

Assistência de Direcção: Sabela Mendoza

Figurinos e Trabalho Plástico: Marieta González e Manolo Cremallera

Fotografia: Carlos Bernar e Sara Roca

Vídeo: Félix Fernández

Edição de vídeo: Javier Martín

Residências de Criação: EIRA y Polo das Gaivotas, Lisboa; L’animal a l’esquena, Girona; Residencias Paraíso, Colectivo rpm/Teatro Colón, A Coruña.

Trabalho de Investigação: UNAM-Universidad Nacional Autónoma de México; TotemDance House, Kiev; ETSAC-Escuela Técnica Superior de Arquitectura A Coruña; Cámara anecoica Facultad Ingeniería de Telecomunicaciones, Universidad Vigo; CDG-Centro Dramático Galego; Fundación Luis Seoane; CIFP Anxel Casal – Monte Alto; Teatro Rosalía de Castro; Facultad Ciencias de la Salud e INEF-Instituto Educación Física, UDC A Coruña.

Colaboração: INAEM (Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música, Ministerio de Educación, Cultura y Deportes de España); Instituto Cervantes de Lisboa.

Ajuda à distribuição: AGADIC (Axencia Galega das Industrias Culturais)

RESERVAS

bilheteira@teatroiberico.org
Tlm: +351 927 510 092
Tlf: +351 218 682 531

TICKETLINE

MÉTODO NEGRO