TIO JOÃO

TIO JOÃO

TIO JOÃO
Uma Criação Companhia João Garcia Miguel inserida no projecto Filhos de Nenhures

20 a 24 de Junho 2018
21h30
M|16

Bilhete Normal: 10€


Bilhete Desconto: 5€ (Descontos para estudantes, profissionais do espectáculo, maiores de 65 anos, reformados e desempregados)

A partir do texto original Tio Vânia de Anton Tchekhov.

Filhos de Nenhures é um dispositivo de criação e experimentação que propomos aos alunos que terminam o Curso de Formação Avançada.
Este projecto materializa o princípio de que o palco é o lugar de encontro de todas as linguagens, o lugar de uma escrita que é especificamente teatral, performativa, construída a partir de palavras que são música, de imagens que são propostas de leitura, de actores que corporizam imagens cenográficas, de dramaturgias que vivem da imponderabilidade do corpo em cena.
Concebido para exercitar as práticas da companhia com um universo de jovens actores em início de carreira, promove uma transmissão de saberes e modos de produção baseados na excelência artística e técnica, sem pressa e com tempo de maturação, a partir do núcleo criador: o corpo humano, que é o esqueleto e a alma do actor. O trabalho dos artistas, no nosso entender, é feito da percepção de que o corpo que os transporta é um órgão do inaudito, como lhe chamou Hugo Ball. Esta expressão é adequada à utilização do corpo em busca de uma voz criadora, desse estado de relação com a concepção de uma cosmogonia individual. Nesse sentido, procuramos, em cada corpo de actor, aquilo que, à falta de melhor termo, definimos como uma musicalização do existir.
Propomos, assim, o desenvolvimento dessas cosmogonias individuais a partir do som e das imagens arquetípicas como matérias de base.
Torna-se urgente investir no desenvolvimento da imaginação, da capacidade criativa de cada um, pois o mundo encontra-se carente de subtilezas, delicadeza, respeito, escuta, poesia e música. Com este díptico, investimos no trabalho de artistas emergentes com a convicção de que apenas o exercício profissional da criação permite uma compreensão integral da prática teatral e com o desejo de instalar na companhia mecanismos permanentes de renovação do seu olhar e das suas práticas.

Direcção e Encenação:João Garcia Miguel
Interpretação: Amanda Gartner, Duarte Melo, Eurico D’Orca, Luís Coelho, Marta Caeiro, José Pimentão
Direcção de Actores: Sara Ribeiro
Espaço Cénico e Desenho de Luz: João Garcia Miguel
Figurinos: João Moreira
Direcção de Projectos e Produção Executiva: Tiago da Camara Pereira
Consultoria de Imagem e Comunicação: Alcina Monteiro e Joana Rosa

Uma co-produção Companhia João Garcia Miguel | Teatro Ibérico | DGArtes | Governo de Portugal | Junta de Freguesia do Beato | Teatro-Cine de Torres Vedras | IFICT

 

TICKETLINE

TIO JOÃO

RESERVAS

bilheteira@teatroiberico.org

Tlm: +351 927 510 092

Tlf: +351 218 682 531