TRIO JER

TRIO JER

TRIO JER

8 de Junho 2018
21:30
M|6
Duração 55 minutos

Bilhete Normal: 10€ oferta primeiro CD Jerverlag

Bilhete Com Desconto: 5€ (Descontos para estudantes, profissionais do espectáculo, maiores de 65 anos, reformados e desempregados)

O Trio JER, formado pelos membros do Ensemble JER, José Eduardo Rocha (violino Chicco), Duncan Fox (violone barroco) e Vasco Lourenço (piano), vai apresentar um novo concerto com obras compostas por José Eduardo Rocha. Ouviremos Prelúdios & Fugas sobre o nome de Carlos Paredes, ‘Estrela’ para Violone, Sonata da Chiesa, Noitibó, Balada para Violone e Piano, Trio op. 55, e ainda algumas surpresas extra-programa. Segundo Nuno Côrte-Real [in Temporada Darcos 2014] “José Eduardo Rocha, [é] um compositor rebelde e lírico, possuidor de uma imaginação prodigiosa.”

O repertório do Trio JER evoca o clássico trio de câmara (violino, violoncelo, piano), mas substituindo os tradicionais instrumentos de corda por instrumentos simbolicamente equivalentes, mas descontinuados da história dos artefactos musicais: o violino Chicco® (um brinquedo musical), deixou de ser fabricado em 2000, o violone barroco (da família das violas de Gamba), foi abandonado em 1725. Os opus que o Trio interpreta incluem algumas peças que já foram do repertório do Ensemble JER (a mais antiga de 2003), com novos arranjos, mas a maior parte das peças foram compostas nos últimos anos, expressamente para esta formação.

Depois do concerto, será apresentado um novo CD Jeverlag com obras de José Eduardo Rocha. Neste segundo CD monográfico, de gravações históricas, há música instrumental, música de câmara e música para filmes. Inclui Ballad for Violone and Piano, composta para a formação do Trio JER, e estreada em 2017, e Professions at an Exhibition, interpretada pelo Ensemble JER, um conjunto de duas suites, com abertura e 13 andamentos cada, música composta para a série de animação Eu Quero Ser, produzida pela Animamostra em 2008.

Será servido um beberete.

BIOGRAFIAS

José Eduardo Rocha (JER)
Compositor, músico, artista plástico e encenador, nasceu em Lisboa em 1961. Estudou artes plásticas, composição musical, ciências musicais e teatro. Em 1990 fundou o Ensemble JER — Os Plásticos de Lisboa, grupo formado para interpretar um repertório para toy instruments, música instrumental e teatro musical, com o qual realizou cerca de 200 espectáculos em Portugal, Espanha e Alemanha. Como compositor, é autor de ópera, teatro musical, música instrumental, música coral e música para teatro e cinema. Desde 1998 que é professor na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

Duncan Fox
Nasceu no Sussex, Inglaterra, em 1970. Estudou contrabaixo com Duncan McTier e viola da gamba com Richard Boothby no Royal Northern College of Music, Manchester, antes de vir para Portugal, em 1993, para integrar como contrabaixista a nova Orquestra Sinfónica Portuguesa do TNSC. Envolvimento com a performance historicamente informada de instrumentos de tecla antigos, viola da gamba e o contrabaixo barroco, levaram a um interesse crescente no violone. Além de trabalhar com conjuntos de música antiga, como o Concerto Atlântico, Concerto Campestre, Ensemble Dom João V, etc., Duncan Fox colabora com o Ensemble JER desde 2008.

Vasco Lourenço
Nasceu em Lisboa em 1984. Estudou piano no Conservatório de Viseu, na classe de Jorge Martins, onde também participou numa masterclass da pianista Francesa Anne Queffélec. Realizou um recital a solo no Teatro Viriato na Festa da Música em Viseu (extensão da Festa da Música no CCB) em 2004. Em 2007 Licenciou-se no Curso de Som e Imagem da ESAD.CR. Tem aprofundado o Jazz com vários músicos e tem colaborado com os Lisbon Players. Desde 2005 que integra o Ensemble JER, com o qual realizou, por todo o país, diversos tipos de espectáculos (concertos, teatro, ópera), gravou música para cinema e tocou em directo para a Antena 2.

TICKETLINE

TRIO JER

RESERVAS

bilheteira@teatroiberico.org

Tlm: +351 927 510 092

Tlf: +351 218 682 531